top of page

Dandara: enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito

Documentário sobre a Comunidade Dandara

Realização: Brigadas Populares, Rede de Solidariedade, Lamestiza audiovisual 

COMUNIDADE DANDARA

 

BELO HORIZONTE, 2009-2011

 

Em abril de 2009, um terreno ocioso de aproximadamente 400.000 m² na região da Pampulha, em Belo Horizonte, foi ocupado por 900 famílias. A ocupação foi organizada pelas Brigadas Populares. Inicialmente, as moradias foram construídas com lonas, cobertores e pedaços de madeira em uma pequena porção do terreno, aguardando condições jurídicas para expandir a ocupação.

 

Desde o início, os moradores da comunidade promoveram discussões com técnicos, buscando soluções para a urbanização do local. Nesse processo de projetar e implantar propostas, diferentes concepções de apropriação do lugar foram geradas.

 

A primeira proposta de urbanização era caracterizada por lotes coletivos e ruas ocupando um percentual menor do terreno. Em seguida, os moradores da comunidade apresentaram uma nova proposta. Ela foi amplamente aceita e originou uma nova concepção de urbanização do terreno, incluindo lotes individuais com 128 m² e manutenção da Área de Preservação Permanente (APP) junto aos cursos d’ água presentes no terreno.

 

Durante a apresentação das propostas foram utilizadas várias estratégias de representação para fomentar a participação dos moradores: desenhos técnicos, croquis e maquetes. O trabalho de piquetagem e demarcação do terreno para identificação das ruas e para a divisão dos lotes foi desenvolvido pelos moradores.

 

 

Parceiros: 

 

Escritório de Integração PucMinas, Ana Carolina Loures Jesus, Ana Luísa Giacomini Nogueira Coelho, Bruno Giacomini Nogueira Coelho, Cecília Reis Alves dos Santos, Denismar do Nascimento, Elisabetta Mckena, Érico de Oliveira e Silva, Henrique Kangussu José Eustáquio Machado de Paiva, Laís Grossi de Oliveira, Marco Antônio Souza Borges Netto, Margarete Maria de Aráujo Silva, Pedro Henrique Barbosa Ribeiro, Shoval Shekrel, Thiago Rosa, Tiago Castelo Branco Lourenço

 

Premiações: 

 

Concurso - Ópera Prima 2010, 4º Concurso de Ideas na rede para arquitetos e estudantes de arquitetura na Ibero-América, Portugal e Espanha Arquitetura para integração Cidadã 2010, Archiprix 2010, Architectonisch 2010, 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Prêmio Gentileza Urbana IAB/MG 2011, 18ª Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito 2012.

 

Prêmio - Prêmio Gentileza Urbana IAB/MG 2011, selecionado para exposição de arquitetos da 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, selecionado para o Archiprix 2010, selecionado para final na 4º Concurso de Ideas na rede para arquitetos e estudantes de arquitetura na Ibero-América, Portugal e Espanha Arquitetura para integração Cidadã 2010.

 

Imagens: 

 

Ana Carolina Loures Jesus, Bruno Giacomini Nogueira Coelho, Cecília Reis Alves dos Santos, Marcílio Gazzinelli, Laís Grossi de Oliveira, Tiago Castelo Branco Lourenço.

 

Maquete: 

 

Carlos Roberto de Souza Soares, Diego Souza Fonseca, Warley Wilson da Silveira, Tiago Castelo Branco Lourenço.

 

 

 

 

 

bottom of page